domingo, 16 de agosto de 2009

Matéria Publicada no Jornal O Rebate (ES)



Quinta-feira, 30 de Julho de 2009

CARMEN GARREZ, Arquiteta, Urbanista e Artista Plástica, natural de Cacequi (RS). Sua arte surgiu no ano de 1989, durante um período adverso. O trabalho começou se desenvolvendo com canetas hidrocor sobre papel na técnica de pontilhismo. Após um longo período, passou a utilizar tinta acrílica sobre tela, tendo a natureza como temática. A figura humana aparecia muito discretamente como camponesas cobertas por grandes chapéus, encobrindo seus rostos. Numa nova fase a figura humana feminina emergiu das telas pequenas e ganhou espaço em telas muito grandes, com rostos finalmente à mostra. Um universo feminino onde reinam mulhres camponesas, índias, santas, deusas, mulheres de expressivos e misteriosos olhares,sempre com uma conexão muito intensa com a natureza e os pássaros. Premiada na Segunda Bienal de Arte Mística, em Governador Valadares, MG, 1990; Telefônica Melhoramento e Resistência-Listel, para capa do catálogo telefônico em Pelotas, 1990. Primeiro lugar no Concurso da Companhia Publicações na revista Planeta, edição 210, dezembro de 1990; Pelotas em Revista, maio de 2000; Revista Ateliê e Pintura, edição 12, 2004. Principais exposições: Sexto Salão de Novos Prefeitura de Pelotas, 1988; A arte dos Arquitetos, Galeria Van Gogh, Pelotas-RS, 1989; Bienal de Arte Primitiva - Piracicaba-SP, 1992; individual Corredor da Arte Hospital Escola da UFPel, Pelotas, 2002; selecionada para o Sétimo Circuíto Internacional de Arte Brasileira para expor na Expression Libre Galerie (França) e na Palais Paltty (Viena), pelo Colege Arte, 2002; Terceira Exposição Latina Americana de Artes Plásticas - Santa Maria-RS; exposição Instituto Santo Antonio dos Portugueses, em Roma, 2007.
Por Ana Maria Gomes da Silva

2 comentários:

  1. Olá Carmen sou Paulo Correa fico feliz em ter encontrado vc dou oficina de arte na escola louis brailler arte como forma de terapia ocupacional para pais de alunos da escola elas homenagiaram vc com reileituras de algumas obras suas fizemos até uma exposição mandei email para vc que tinha na revista talvez não seja mais aquele end vou mostrar para elas seu blogs pois elas assim como eu gostamos muito da sua arte desejaos para vc uma ptima semana e fique com deus !

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo !...fiquei feliz de você ter feito contato. Há algum tempo vi a releitura de meus trabalhos através do google e consegui achar seu blog. Gostaria muito de ver os trabalhos e agradecer essa tão amorosa homenagem. Adorei tudo que vi no seu blog, seu trabalho é excelente, sua oficina tem resultados ótimos...expressivos trabalhos ! Quero parabenizá-lo e convidá-los a visitar meu atelier.
    Abraços,com carinho.

    ResponderExcluir